sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Experimenta, experimenta...

Recentemente passei por três experiências teatrais diferentes. Três peças, três estilos, três sensações ao assistir. Diversidade seria uma boa palavra para descrever.

Tenho me descoberto muito mais tolerante do que pensava ser, afinal, sempre me julguei um ator de um estilo só. Sou apaixonado pelo drama, mas dentro de mim - hoje - encontro um lugar para a comédia, a ópera, o infantil, a fábula e todos mais que quiserem entrar.

A primeira experiência foi com o que eu gosto de chamar de "ópera pop". A montagem brasileira do sucesso da Broadway "O Fantasma da Ópera". Claro que, com o peso do nome e algumas boas recomendações do espetáculo, já entrei esperando pelo "Bravo!" do final. O cenário e a iluminação foram os primeiros a mexer com minha imaginação artística que, diga-se de passagem, até o final da peça estaria nas nuvens. Tudo grandioso demais, cheio de efeitos e surpresas ao melhor estilo "Broadway". Mais tarde, ao assistir alguns vídeos pela internet descobri que as diferenças são realmente mínimas, mas isso não vem ao caso. Os atores a princípio deram uma impressão um pouco ruim de não conseguirem acompanhar com suas atuações o entusiasmo das músicas, mas tudo se resolveu no final que, aliás, foi fenômenal. Foi aí que descobri que no teatro a última impressão é a que fica.
(veja um dos vídeos da montagem brasileira no youtube)

A segunda experiência já foi narrada por aqui a uns posts atrás. A ópera "La Serva e L'ussero" que afinal, aprendi a escrever o nome. Como eu disse, pela proposta da Companhia de uma ópera "buffa" poderia ser bem melhor, mas foi divertido.
(Leia o post)

A terceira foi ontem. "Chovia, mas os ladrões não usavam guarda-chuvas" foi uma representação um tanto quanto debochada, porém com toques de realidade sensacionais. Atores novos, talvez até um pouco inexperientes, mas que demonstraram uma seriedade de trabalho impressionante. Meus parabéns ao elenco e ao diretor Jefferson da Fonseca. Os detalhes deixo para os que forem assistir. Recomendo fortemente.
(Veja os detalhes das apresentações no post abaixo)

Este post foi editado algumas vezes para o seu melhor entendimento... e o meu também!

Nenhum comentário: