domingo, 20 de janeiro de 2008

O Brasil em 5

Nesta semana fui ao cinema duas vezes e assisti ainda 3 filmes alugados. Na primeira ida ao cinema peguei uma sessão tarde da noite para assistir o muito falado "Meu nome não é Johnny". Enquanto esperávamos para comprar ingressos um casal chegou um pouco apressado como se tivessem ido ao shopping àquela hora apenas para tentar um filme. Primeiro pensamento: "Eles devem adorar filme. Já conhecem o caixa do Cinemark pelo nome. Com certeza vão entrar na mesma sessão que a nossa." Grande decepção foi a que eu tive quando ouvi a mulher dizer: "Ah, é filme brasileiro... Muito ruim! Não assisto."

Muitas pessoas ainda nutrem esse preconceito como se filme brasileiro fosse sinônimo de pornografia - ou porcaria, como você preferir -, mas a verdade é que os filmes brasileiros estão cada vez mais bonitos de se ver. Dos cinco filmes que vi nessa semana, 4 eram produções brasileiras e o quinto, uma produção americana com atores brasileiros envolvidos. A lista foi essa:

1) Meu nome não é Johnny! - Brasil 2008
2) O amor nos tempos do cólera - EUA 2007
3) Muito Gelo e Dois Dedos D'agua - Brasil 2006
4) O ano em que meus pais saíram de férias - Brasil 2007
5) Olga - Brasil 2004

Surpreendentemente, ou não, a pior produção foi a americana. Uma história com pouca coesão, muita enrolação e um inglês um tanto quanto sofrível por parte de alguns atores. Já "Meu nome não é Johnny", ao contrário do que dizia a moça da fila, arrasou! Quebrou muitos tabus e fez de uma história que tinha tudo para ser tratado como um profundo drama pessoal uma comédia hilariante que faz tão bem quanto o papel de despertar para o prejuízo do envolvimento com drogas.

"Muito gelo e dois dedos d'água" foi simplesmente uma pérola do humor negro inteligente. "O ano em que meus pais saíram de férias" e "Olga" também foram excelentes. Matéria-prima de clássicos do cinema. Muito bem filmados, com uma qualidade de imagem que surpreenderia a muitos preconceituosos e atuações em geral acima da média brasileira, com certeza me ganharam como fã.

O cinema brasileiro está cada vez melhor e se você, como eu fui um dia, anda cheio de preconceitos com as produções recomendo os títulos acima para começar. Toma coragem, vai...

2 comentários:

Anônimo disse...

seu chatinho,

fui na central ontem de manhã e vc nem foi... depois vem falar de mim! aff

Meu nome não é Johnny é bom demaaaaaaaaaaais da conta.

Amor em tempos de cólera tambem..

beijo bruneco

Anônimo disse...

bem verdade!
eu fui muito preconceituosa, já!
como eu disse, fui!
estou adorando o cinema brasileiro, mas muitos filmes conceituadíssimos eu não assisti ainda por falta de estômago (cidade de Deus, carandiru e por aí vai!)
eu também recomendo!
e o selton melo é ótimo no filme! apesar de ser trágico, ri horrores!
=*