terça-feira, 23 de outubro de 2007

Quem tem medo da arte?

Ultimamente algumas coisas me motivaram a pensar melhor sobre a arte e a maneira como deve ser encarada por qualquer grupo amador. Sei que minhas opiniões, mais que as de qualquer outra pessoa, são as de um leigo, mas existe algo que me intriga nos grupos que dão certo mesmo sem fazer sucesso ou se dedicarem em tempo integral à arte.

São pessoas que se consideram amadoras, por vezes não desejam aquilo como futuro profissional, mas com certeza se consideram e agem como artistas. Não sei porque a palavra amador tomou um sentido tão pejorativo em alguns meios. "Vocês são APENAS amadores, nunca poderão ser como os profissionais". Talvez isso seja verdade em alguns aspectos, mas quem é o responsável por traçar a linha entre o talento amador e o talento profissional? "Se você consegue fazer isso, isso e aquilo, então você é um amador, se conseguir fazer algo mais, será então um profissional". Na minha concepção essa linha não pode existir e muitos artistas amadores - no melhor sentido da palavra - já desafiaram esse pensamento.

Se tornar um artista é um processo. É preciso aceitar que a arte tem vida própria. A arte alcança o público para passar uma idéia formada pelos artistas. Se o público pudesse moldar a idéia do artista, já não seria mais arte, seria um retrato do que o espectador gostaria de ver. A arte, porém, não quer falar sobre o que o público quer ouvir, mas sobre o que é relevante para o artista. A arte tem o objetivo de questionar e não de afirmar. Quem tenta moldar a arte, tem medo de mudar de idéia.

Não pretendo deixar segredos de sucesso nesse post ou nesse blog, afinal quem sou eu para fazer isso? Sou apenas alguém que resolveu dar a sua opinião para quem quisesse ler e, talvez, entender e contestar.

Um comentário:

Anônimo disse...

a gente quase não pensa na palavra "amador"... acho que é muito mais bonito fazer uma coisa, ainda que simples, mas com amor, do que ser profissional, mas sem sentimentos, frio!
(não sei se foi isso o que você quis dizer, mas me fez refletir heuaheuhae)
=*