segunda-feira, 12 de março de 2007

Léguas abaixo da compreensão

Uma bela noite. Infelizmente, apenas bela.

Nesse domingo tive minha primeira experiência real com o teatro de bonecos do Giramundo. Estava ansioso por um espetáculo de qualidade como ouve-se falar sempre das produções do grupo, mas infelizmente, talvez por um preceito bíblico, saí decepcionado.

"O meu povo perece por falta de conhecimento", ou algo assim, diz a Escritura.

"20 mil léguas submarinas" é um texto famoso por sua fantástica história a bordo do Nautilus; Capitão Nemo é tido pelo próprio grupo Giramundo em sua sinopse como um personagem "enigmático"; E Júlio Verne, com certeza, era um autor que gostava de criar histórias a frente do seu tempo. Todos esses fatores podem ter levado a uma falta de compreensão do espetáculo que, aparentemente, vitimou todos os espectadores não-familiarizados com a obra de Verne.

A fusão de imagens de animação com o teatro de bonecos foi absolumante maravilhosa e o manuseio dos bonecos digno dos aplausos no final, mas isso foi tudo. Infelizmente ter pagado uma entrada inteira - por uma exigência a meu ver um pouco desnecessária - para ver o espetáculo, não valeu a pena. Espero ter melhor sorte na próxima vez.

Ps. Tão bom quanto a peça está este texto sobre ela. Que seus olhos me perdoem.

3 comentários:

Pipa Cavalcanti disse...

Como eu disse antes, a peça foi um colírio para os olhos. O cenario estava fantástico, de emocionar. Os marionetes manipulados com perfeição. Trilha sonora excelente.
Mas quanto ao conteúdo, ficaram me devendo uma explicação...

Anônimo disse...

Ah pequeno gafanhoto... não culpe o mensageiro pela incompreensão ou pela caligrafia...

Porque o muito estudar é enfado da carne... mas quem se importa com isso?

Bruno Moraleida disse...

nao culpei o mensageiro... muito pelo contrario... padeci pela minha falta de conhecimento...