segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Babel: diamante sem hollywood




Não há escapatória. Os assuntos que estão em alta nos jornais de todo o mundo, mais cedo ou mais tarde, se tornarão filmes de Hollywood. Nesses últimos tempos todos os olhos do mundo têm se voltado para aqueles que chamamos de "subdesenvolvidos" ou "terceiro mundo" e, de uns tempos pra cá, filmes e mais filmes chegam à telona abordando assuntos "humanitários" - por assim dizer.

Já houveram exemplos felizes. Outros nem tanto. A verdade é que fazer esse tipo de filme não é pra qualquer diretor e, certamente, não é para qualquer ator.

Recemente dois filmes tem andado juntos nos cinemas brasileiros com temas - forçadamente - parecidos. "Babel" e "Diamante de Sangue" são filmes que se passam no terceiro mundo e mostram, ou querem mostrar, fatalidades na vida de seus habitantes e o resultado disso para o resto do planeta.

Tive a oportunidade de assistir aos dois filmes e, infelizmente, constatar a imensa diferença de qualidade entre os dois apesar dos protagonistas famosos. Brad Pitt encabeça o elenco de "Babel" e DiCaprio o de "Diamante de Sangue".

Alejandro González Iñarritu, diretor de babel, foi mais feliz que Edward Zwick em suas escolhas. Escolheu por fazer um filme que demonstrasse a realidade nua e crua e não disfarçada em fogo cruzado a cada 30 segundos. Escolheu mostrar que quando alguém está a beira da morte essa pessoa tem necessidades maiores do que as barreiras burocráticas que o governo impõe e, principalmente, maiores que a de ligar para uma garota, que há um tempo atrás só queria levar para a cama, e fazer um discurso bonito.

"Babel" conseguiu me abrir os olhos para a necessidade de enxergar os países mais pobres. "Diamante de sangue" conseguiu me fazer pensar: Que filme longo e chato.

Conclusão: Meça o seu interesse em realmente pensar durante uma seção de cinema. "Babel" eu recomendo a todos. "Diamante de sangue" só àqueles que querem mais um rostinho bonito com um sotaque até legalzinho.

Um comentário:

Anônimo disse...

ahhh diamante de sangue eu gradei.
achei que o di caprio se superou porque acho ele pesssiiiimo e feio!

mas aqui...
melhor que isso tudo deve ser assistir filme dublado em plena terça feira a tarde ne nao???

bjao