quinta-feira, 12 de outubro de 2006


Cada dia mais minha certeza de que o teatro é uma arte muito mais interessante que o cinema cresce. É cada coisa que nos chega aos olhos nas telonas que só me causa desgosto. Pior ainda quando temos que nos submeter a sessões de tortura dentro de nossa própria casa.


Foi o caso de hoje. Sai de casa esperançoso em direção a locadora com uma pequena, porém já muito recomendada por outros, lista de filmes. Procurei muito... Achei pouco. Mas feriado é assim mesmo, se a locadora não fosse 24h teria fila na porta pra esperar abrir. Por fim, decidi por levar um filme que quando saiu no cinema me chamou muito a atenção por ser, ou parecer, semelhante a sucessos como Moulin Rouge e Chicago. Os Produtores. De semelhante, porém, só achei o fato de ser um musical.

Hollywood é herói de alguns, vilão de outros. Pra mim sempre foi neutra. Nunca desprezei ou idolatrei nada ou ninguém que viesse com a estampa. Hoje, no entanto, me senti diferente. Tive uma vontade quase incontrolável de apertar aquele quadradinho do stop inúmeras vezes. Resisti somente para pensar "Porque eu não apertei antes?".

Desprezei tudo e todos que participaram dessa atrocidade. Nomes famosos como Matthew Broderick (que nunca foi grande coisa) e Uma Thurman (que já teve melhores tempos e atuações) cavaram sua cova artística. O fracasso que queriam criar como personagens criaram nas telas.

Mas isso não é uma crítica de cinema. Tudo isso foi para chegar a algum lugar, acredite.

Minha conclusão é a seguinte: Hollywood é o modelo piorado da Broadway e eu tenho provas. A Broadway tem sua marca registrada nas peças que duram anos e anos em cartaz. Pouco mudam por conta do tempo e o sucesso continua o mesmo. Em contra partida, que dizer do seu primo pobre? Lançou Moulin Rouge em 2001 pelo qual foi aplaudido de pé inclusive por mim. Em 2002 manteve o mesmo sucesso com Chicago. 2005 foi o ano de Os Produtores, que teve tão pouco retorno que praticamente não é lembrado.

O que é que as peças têm de tão atemporal que o cinema não consegue sustentar? Creio que a humanidade dos personagens. É o que sempre sustentei. O teatro é uma arte mais humana. Sujeita a falhas e com uma novidade a cada apresentação. Talvez o público do cinema procure essa novidade na mudança de estilo. Eu particularmente prefiro ficar com a Broadway.

E viva a diversidade igual do teatro!

Sugiro agora um momento de silêncio pelos produtores da peça original "The Producers" que se ainda vivos em 2005 com certeza não resistiram.
E perdão pelo tamanho e talvez a falta de nexo, mas a indignação foi muita. A prática leva a perfeição.

6 comentários:

Pipa Cavalcanti disse...

Bruno,
teatro e cinema são artes diferentes que se encontram em algum lugar...
Hollywood é uma grande industria de produtos massificados, bem como os estúdios da Warner e claro, Disney. Mas o que seria de nós sem o conteúdo substancial dessa "massa"? Sem pipoca e coca cola bem gelada no cinema?!
O que seria da California sem o "Hollywood"?!!
Abraço

Bruno Moraleida disse...

Bom, vamos lá... fazer da área de comentários uma área de discussões.
Como eu disse.. eu nunca odiei hollywood e sempre dei o seu lugar, contanto que não limitasse absurdamente a minha inteligência. Não sei se sou tão diferente de todo mundo nesse ponto, mas eu particularmente procuro um filme que não me dê tempo para pipocas ou goles. Talvez seja esse o meu erro... entrar sem a pipoca na mão. Quem sabe ela não diminui meu nivel de expectativa e aumenta meu grau de satisfação. Por enquanto eu procuro um fixador de olhos como "Em busca da terra do nunca" que infelizmente estava ausente da locadora hj!

Pipa Cavalcanti disse...

Quanto a pipoca... realmente, acaba sendo um problema... tem filmes e filmes...É preciso saber fazer a escolha: Com pipoca ou sem pipoca, eis a questão.
Em busca da terra do nunca, veria com pipoca, numa boa... Claro, com toda cautela para não engasgar entre as lágrimas.
Pior foi quando fui ver A Paixão de Cristo, e tinha gente comendo pipoca, acredita?!?! Sem noção!

Anônimo disse...

calma rapazinho... Hollywood e a Broadway têm diferenças (e semelhanças) muito mais substânciais do que os nossos pobres olhos sul-americanos são capazes de captar.

a Broadway tb tem seu estilo de massificação... qual a diferença entre os 20 anos de Cats e 20 anos do Poderoso Chefão? A diferença é que não dá pra pegar peças de teatro numa locadora, sacou?

Não é qualquer peça de teatro que sai pela Broadway, assim como não é qualquer filme que ganha a estampa da Miramax - eles são só o circuito "mainstream", o circuito do $$ que gera $$$$. Se você quer o teatro/cinema realmente pensante, vai ter que procurar pelos "undergrounds" da vida.

Ademais, cada um trabalha no limite da sua capacidade em número de criações, não necessariamente de qualidade. Hollywood com seus milhares de filmes anuais (em 2005 o imdb conta 22.261 filmes. quantos chegaram até aqui?) e a Broadway com suas dezenas de peças (atualmente 37, das quais 23 abriram em 2006, segundo a wikipedia) que jamais vamos ver e que às vezes não passam mais do que 6 meses em cartaz (mesmo tempo de um filme ruim).

resumindo: é tudo a mesma porcaria, com algumas coisas que salvam dos dois lados...

Pipa Cavalcanti disse...

que topico cult!
E eu querendo falar sobre pipoca.. tsc tsc tsc, "que burrrro, dá zero pra ele"!

Bruno Moraleida disse...

Viu so o que eu disse sobre as pessoas inteligentes darem medo???